ESTRATÉGIAS TRADICIONAIS PARA CAPTAR RECURSOS
Saiba quais são as 9 estratégias para captação de recursos mais empregadas pelas organizações sem fins lucrativos.



.........................................................................................................................................................................
Missão - O coração da Entidade
As ações sociais representam a missão e a atividade fim de uma Organização sem Fins Lucrativos, enquanto a captação de recursos representa a atividade meio, sendo responsável pela manutenção das ações sociais e consequente sustentabilidade da entidade. Ongs que possuem atividades sociais diárias precisam de mão de obra qualificada disponível dia após dia, estrutura física e contas pagas. Destacamos algumas estratégias adotadas pelas Ongs na busca por sustentabilidade em suas ações sociais.
Estratégias Tradicionais
Estratégia 1 - Apoio Coorporativo
Forma de captação realizada em parceria com empresas, permitindo que as corporações atuem com responsabilidade social. Conhecimento sobre incentivos fiscais e elaboração de marketing como contrapartida são pré-requisitos para parcerias de sucesso nesta modalidade de captação.
Estratégia 2 - Recursos Públicos
Muitas organizações sociais se especializam em escrever projetos para editais realizados no Brasil com o objetivo de obterem acesso a recursos públicos que financiem suas ações sociais. Talvez a modalidade de apoio mais utilizada e também concorrida entre as organizações sociais.
Estratégia 3 - Abordagem Face to Face
É uma estratégia baseada em abordagens pessoais demonstrando ser eficaz para captação e fidelização de colaboradores. Geralmente profissionais são contratados e treinados para abordar pessoas nas ruas ou em pequenos comércios com o objetivo de apresentar as atividades da entidade e convidá-las para ajudar.
Estratégia 4 - Eventos
Almoços beneficentes, shows e festas populares são modelos de eventos muito utilizado por projetos sociais. Os eventos proporcionam ambientes amigáveis aproximando entidade social com a comunidade.
Estratégia 5- Telemarketing
Estratégia de marketing direto onde um departamento da Ong ou empresas terceirizadas realizam ligações solicitando doações. Geralmente possui suporte de motoboy contratado para buscar a doação facilitando para o colaborador.
Estratégia 6 - Venda de Produtos
Algumas entidades sociais realizam vendas de produtos através de brechó, bazares ou mesmo loja virtual. Muitas vezes são produtos que possuem conexão com acausa social como por exemplo materiais recicláveis e artesanatos. Apesar de uma entidade social não se especializar na venda de produtos e serviços, o processo de regularização para emissão de notas fiscais e recolhimento de impostos pode ser mais simples do que parece e com certeza vale a pena.
Estratégia 7 - Mídia
Algumas organizações sociais utilizam espaços de televisão, rádio e jornal impresso para realizarem propaganda e marketing de suas ações sociais e atraírem simpatizantes.
Estratégia 8 - Financiamento Coletivo
Modalidade de captação de recursos adotada não somente por Ongs, mas por qualquer pessoa com um projeto pessoal que precise de doações para concretizá-lo. Também chamado de Crowdfunding, utiliza tecnologia e o poder de amplitude da internet para divulgação das campanhas. Possui algumas características como ofertar recompensas aos financiadores e prazos geralmente de 60 ou 90 dias para alcançar a meta pré-estabelecida com risco de não recebimento das doações.
Estratégia 9 - Venda de Serviços
Projetos sociais se especializam em serviços e soluções que são entregues de forma gratuita beneficiando um público vulnerável em termos sociais e econômicos. Serviços apresentando qualidade podem ser direcionados também para pessoas ou empresas que podem contratar soluções oferecidas por profissionais qualificados da própri
Diversificando as fontes de receita
A dependência de apenas uma estratégia pode tornar vulnerável a instituição social. É aconselhável que a Ong implemente gradativamente estratégias diferentes para que as fontes de captação de recursos sejam diversificadas, protegendo as atividades fins da organização que constituem sua
Se você gostou do artigo infográfico COMPARTILHE com seus amigos!
#TerceiroSetor #SustentabilidadeEconômica #CaptaçãodeRecursos